Leu? Então compartilhe.

13/10/2010

CÂMARA ESCURA E CÂMARA CLARA - PARTE 1


Definição

É a sala no serviço de radiologia no qual no seu interior desenvolve-se os processos de manuseio e revelação das películas radiográficas. Caracteriza-se pela ausência de luz natural e presença de luz artificial de baixa intensidade(luz de segurança). Obs: eu levei um certo tempo pra conseguir enxergar algo naquela escuridão, imagine ainda usando óculos com coloração escura(graças a Deus mudei a lente, pus branca e anti-reflexo), bom, continuando, no hospital(prefiro não mencionar), não tinha essa tal de lâmpada de segurança, o único fio de luz vinha da fresta da porta, uma realidade nos hospitais públicos, pelo menos no que eu trabalhei, não to generalizando, mas essas coisinhas bonitinhas que aprendemos nos cursos passam meio longe da realidade, muitos vão dizer . como eu mesma aprendi que essas frestas vão dar problemas na hora da revelação, mas pelo menos nos 6 meses que passei ali, não tive perdas, não por isso, aprendi a tatear como um ótimo cego em tiroteio, mas enfim..vamos prosseguir.

Localização

Deve ser localizada, de preferência, entre as salas de exame ou mais próximo possível delas, encurtando o deslocamento dos profissionais e evitando o desperdício de tempo.

Divisão

A camara escura pode ser dividida em 2 maneiras:
  • Parte seca
  • Parte úmida
PARTE SECA: Destinada ao manuseio e guarda das peliculas e chassis radiográficos. Aparte seca da câmara escura esta constituída de um balcão com gaveta basculante, com divisórias para guardar o filme. o Balcão serve para colocar o chassi na hora de carregar e descarregar. Há serviços que distribuem a caixa de filmes em cima do balcão, outros usam a gaveta basculante.

componentes da parte seca:
  • Balcão
  • chassis
  • porta chassis
  • passador de basculante
  • colgadura
  • porta colgadura
  • luz de segurança

BALCÃO: LOCAL ONDE SE GUARDA OS FILMES VIRGENS. UTILIZADO TAMBÉM NO MANUSEIO DAS PELÍCULAS E CHASSIS.

CHASSI: ESTOJO METÁLICO OU DE PLÁSTICO QUE TEM COMO FUNÇÃO PROTEGER O FILME FORA DO AMBIENTE DE ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA.

PORTA CHASSIS: É UMA ESTANTE COM DIVISÓRIAS, PARA GUARDAR OS CHASSIS EM POSIÇÃO VERTICAL, NORMALMENTE ACIMA DO BALCÃO.

PASSADOR DE CHASSIS: ACESSÓRIO Q UE COMUNICA A SALA DE EXAMES COM A CAMARA ESCURA. ELE SE DIVIDE EM FILMES BATIDOS E FILMES VIRGENS.
QUANDO UM OPERADOR DE CAMARA ESCURA ABRE UMA DAS PARTES( BATIDOS OU VIRGENS), POR DENTRO DA SALA DE CAMARA ESCURA, O TÉCNICO NÃO CONSEGUE ABRI-LO PELA SALA DE EXAMES E VICE VERSA. ISTO SERVE PARA QUE NÃO OCORRA A ENTRADA DE LUZ NA CAMARA ESCURA.
DEVE TER SUAS PAREDES REVESTIDAS POR MATERIAL ABSORVEDOR DE RX(CHUMBO), A FIM DE EVITAR RADIAÇÃO DISPERSA NA CAMARA ESCURA. DEVE SER POSICIONADA O MAIS DISTANTE POSSIVEL DA FONTE DE RX.

GAVETA BASCULANTE: LOCAL ONDE SE GUARDA OS FILMES VIRGENS. ESTA GAVETA É FEITA COM VÁRIAS DIVISÓRIAS, ONDE COLOCAMOS OS FILMES. É COMPOSTA DE UM SISTEMA DE MOLAS, ONDE O OPERADOR ABRE A GAVETA E RETIRA O FILME E AO SOLTÁ-LA, A MESMA, FECHA-SE AUTOMATICAMENTE.

COLGADURA: ACESSÓRIO UTILIZADO PARA FIXAÇÃO DAS PELICULAS PARA O PROCEDIMENTO MANUAL. SÃO ARMAÇÕES METÁLICAS COM PRESILHAS SUPERIORES E INFERIORES. CONSTITUÍDAS DE AÇO INOX, EVITA A CORROSÃO.

PORTA COLGADURA: SÃO PEDAÇOS DE MADEIRA OU FERRO, PRESO A PAREDE COM FINALIDADE DE PENDURAR A COLGADURA, EVITANDO QUE AS MESMAS FIQUEM ESPALHADAS PELO CHÃO.

LUZ DE SEGURANÇA: DEVEMOS UTILIZAR LUMINÁRIAS DE COR ÂMBAR(ALARANJADOS), COM UMA POTÊNCIA DE 6.5 A 10W. A LUMINÁRIA DEVE SER POSICIONADA A UMA DISTÂNCIA DO BALCÃO DE 120cm . LEMBRE-SE QUE O FILME RADIOGRÁFICO APÓS SEREM EXPOSTOS AO RX TORNAM-SE MAIS SENSÍVEIS A INCIDÊNCIA DE LUZ.PORTANTO O SEU MASUSEIO DEVE SER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
EXISTE TB A LUZ BRANCA UTILIZADA PARA LIMPEZA DOS TANQUES, PREPARO DE QUIMICOS E LIMPEZA GERAL.

COMPONENTES DA PARTE ÚMIDA

TANQUE DE REVELAÇÃO, FIXAÇÃO E LAVAGEM
TOALHA
TORNEIRA

TANQUE DE REVELAÇÃO: É UM TANQUE DE AÇO INOX OU PLÁSTICO, NORMALMENTE DE 20 A 40 LITROS, CONTENDO EN SEU INTERIOR SUBSTÂNCIAS COM FINALIDADE DE REVELAR A IMAGEM RADIOGR[AFICA QUE SE ENCONTRA EM ESTADO LATENTE, TRANSFORMANDO-SE EM REAL.

TANQUE DE FIXAÇÃO: É IDÊNTICO AO ANTERIOR, SÓ QUE A SUBSTÂNCIA ENCONTRADA EM SEU INTERIOR, TEM FINALIDADE DE FIXAR A IMAGEM RADIOGRÁFICA TORNANDO-A PERMANENTE.

TANQUE DE LAVAGEM: É IDÊNTICO AO ANTERIOR, SÓ QUE BEM MAIOR E EM SEU INTERIOR CONTÉM ÁGUA CORRENTE, PARA QUE NÃO HAJA IMPREGNAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, A QUAL PODERIA MANCHAR AS RADIOGRAFIAS.


ACESSÓRIOS

TERMÔMETRO E TIMER: DESTINADO AO CONTROLE DE TEMPERATURA E TEMPO DE REVELAÇÃO, NO PROCESSO MANUAL. A TABELA DE CONTROLE DA TEMPERATURA E TEMPO ENCONTRA-SE OBRIGATÓRIA CONFORME A NORMA 453/98. NO PROCESSO AUTOMÁTICO O TEMPO E TEMPERATURA TAMBÉM DEVEM SER MEDIDOS E AVERIGUADOS COM FREQUÊNCIA.

HIGRÔMETRO: UTILIZADO PARA MEDIR UMIDADE RELATIVA DO AR NA CAMARA ESCURA.

OBS: A TEMPERATURA NA CÂMARA ESCURA DEVE VARIAR ENTRE 18 E 24° C, PARA MELHOR CONSERVAÇÃO DOS FILMES E PROCESSAMENTO DAS RADIOGRAFIAS.
A UMIDADE RELATIVA DO AR DEVE SER POR VOLTA DOS 50%.

TEMPERATURA: O CONTROLE DE MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA DEVE SER FEITO DE MODO A MANTER A TEMPERATURA AMBIENTE EM TORNO DE 18°C E 24 °C, COM UMIDADE RELATIVA DO AR EM TORNO DE 40 A 60%.


FILME RADIOGRÁFICO

COMPONENTES DO FILME:

CAMADA PROTETORA: SUA FUNÇÃO É MINIMIZAR ARRANHÕES E IMPRESSÕES DIGITAIS NA CAMADA FOTO-SENSIVEL(EMULSÃO RADIOGRÁFICA).

EMULSÃO FOTOGRÁFICA(CAMADA FOTO SENSÍVEL): LOCAL ONDE É FORMADA A IMAGEM.

CAMADA ADESIVA: FIXA A EMULSÃO FOTOGRÁFICA A BASE DO FILME

BASE DO FILME: SERVE PARA DAR SUPORTE A EMULSÃO. ANTIGAMENTE O MATERIAL DA BASE ERA FEITO DE VIDRO -CELULOSE -POLIÉSTER.

EXISTEM DOIS TIPOS DE BASE DE FILME. BASE AZUL E BASE VERDE. OS DE BASE VERDE SÃO MUITO UTILIZADOS POR SEREM MAIS VELOZES.

OS FILMES SÃO SENSÍVEIS A: LUZ, RAIOS X, VÁRIOS GASES, VAPORES, CALOR E UMIDADE.

OS FILMES DEVEM SER ARMAZENADOS SOB UMA TEMPERATURA DE 10 A 21°C E COM UMIDADE RELATIVA DO AR DE 40 A 60%.
AS CAIXAS NÃO DEVEM SER ARMAZENADAS UMAS SOBRE AS OUTRAS E SIM DE FORMA VERTICAL.

TAMANHOS DE FILMES

13 X 18..................................RADIOGRAFIA DOS DEDOS
18 X 24..................................RADIOGRAFIA DOS PUNHOS
24 X 30..................................RADIOGRAFIA DO CRÂNIO
30 X 40..................................RADIOGRAFIA DE COLUNA LOMBAR
35 X 35..................................RADIOGRAFIA DE TORAX
35 X 43(14 - QUATORZÃO)......RADIOGRAFIA DE ABDOMEM
35 X 91(CHAPÃO)...................RADIOGRAFIA DE COLUNA TOTAL
15 X 40...................................MEMBRO INFERIOR, SUPERIOR E COLUNA VERTEBRAL.

4 comentários:

ELZIR SEM FALSIDADES disse...

gostei bastante de sua explicação........

OIR FREITAS disse...

muito bom. gostei bom pra estudar para concursos públicos.

frajola disse...

esclaleci minhas duvidas quanto a altura da lampada de sagurança.Obrigada.

Fatima Bueno disse...

Muito boa sua explicação,tudo nos minimos detalhes o que é importante ,muito obrigada.