2 de out. de 2012

A PROFISSÃO DE TÉCNICO E SEU CONTO DE FADAS..(Parte 1)

Quem está começando nesse mundo, fazendo curso técnico de Radiologia, e anda cheio de sonhos, encontra na maioria das vezes um mundo encantado inventado por muitos professores que tem a missão de preservar(manter) alunos até o final do curso.

No inicio tudo é belo, são várias vagas em diversos setores(mamografia, radioterapia,tomografia, ressonância magnética, densitometria, raio x convencional, etc).
Para os solteiros um sonho a parte: oportunidades que surgem fora do estado em que residem, com salários convidativos são realmente o ponto máximo. O clímax vem com a aprovação em um concurso público! O que para muitos se tornam um sonho venerado e alcançado, para outros as poucas vagas no setor, os baixos salários e a realidade das cooperativas se tornam uma desmotivação quase que perpetua.

Para alguns a profissão torna-se um fardo na procura por estágio. Certamente para quem procura cursos com baixas mensalidades, pode esbarrar numa instituição que não possui convênios com as redes públicas, municipais. Para esses o conselho é: Não desistam, procurem amigos, conhecidos, parentes que estejam na área ou que possuam conhecidos que já trabalhem na área para que possam abrir uma porta no aprendizado complementar. Bem diz o ditado quem tem padrinho não morre pagão.
Outra alternativa são as redes de hospitais particulares, que frequentemente em datas especificas do ano, abrem prova para estagiário, citando dois deles: a rede dor que pode ser acompanhada as datas pelo próprio site e o hospital memorial, outro que tb dava oportunidade era o hospital semiu na vila da penha na zona norte do Rj que tb é particular.  Geralmente o estágio nesses lugares são muito bons por ensinarem com mais calma e corretamente as técnicas de posicionamento que vai se utilizar no dia- a- dia. Tornando-se assim um mito que insisti em rondar muitos estudantes desavisados de que o estágio num hospital público é o melhor, pois se vê de tudo(TUDO MESMO, ATÉ TÉCNICOS ENSINANDO ERRADO POR CONTA DA PRESSA) os pacientes são tratados quase como gado. E a rapidez se torna a essência do saber.

Para os desavisados um estágio num hospital particular que possua emergência, e setor de internações, vai lhe garantir muitos pontos no currículo como posicionamento correto, técnicas adequadas, e principalmente vai aprender a trabalhar rápido e corretamente.

Porém nada é conto de fadas, disputas, invejas, competições e carniceiros se encontra em todos os lugares.

Outra vantagem do estágio em hospital particulares é que as chances de ser contratado são muitas. Seja assíduo, sempre interessado, estude cada vez mais, se especialize, e verás que as chances aumentam, não somente na área de radiologia, mas em muitas outras. Respeite tb os horários do estágio, não chegue atrasado, não falte os feriados, esqueça aquela praia.

Quer ter sucesso no futuro como estatutário? ESTUDE, ESTUDE E ESTUDE. Não espere seu curso e estágio terminar para entrar num preparatório ou fazer cursinho.
Prepare-se agora! aproveite o momento! Aproveite cada aula, cada explicação, tire todas as dúvidas, não carregue problemas para casa, resolva em sala de aula. chegue em casa e estude pelo menos por 2h diárias e antes mesmo de terminar seu curso, você já estará aprovado em algum concurso.

Não se deixe abater pela concorrência! Os vencedores são aqueles que persistem.
E só você pode fazer da sua profissão um conto de fadas ou um pesadelo! Portanto faça a diferença e boa sorte.

Nenhum comentário:

Incidência de Pelve AP (Bacia)

Paciente em DD (sempre) e braços sobre o tórax, de forma confortável, com o plano mediossagital sobre a LCM, membros inferiores estend...