Pages

26 de fev. de 2011

Incidência de calcâneo axial



Paciente em Decubito dorsal ou sentado sobre a mesa, de forma confortável e com o membro totalmente estendido.

Centralizar e alinhar a articulação do tornozelo para que não haja rotação no calcâneo.
Tem técnicos que pedem o paciente tracionar o pé com uma fita afixada ou atadura(passa-se a fita em volta do pé e puxa ela com as mãos para manter a planta do pé perpendicular ao chassi), nunca precisei disso, peço para o paciente tracionar o pé, colocando o pé dele na posição que quero e peço para não mexer, sempre funcionou assim comigo, nunca tive problemas. Mas para quem tiver dificuldades, o próprio Bontrager demostra essa técnica da atadura no seu livro.

RC entrando com uma angulação de 40° cranial incidindo na base do 3° metatarso.

Ch 18 x 24 divido tranversalmente, sem buck

PatologiAS: FRATURAS OU PATOLOGIAS COM DESLOCAMENTO MEDIAL OU LATERAL PODEM SER OBSERVADAS.

Estruturas mostradas: o calcaneo inteiro deve ser visualizado, desde a tuberosidade,posteriormente, até a articulação talocalcanea.




o posicionamento do calcaneo é uma das incidências que mais gosto de fazer, sempre muito fácil e sem problemas. Mas advirto que se o paciente estiver com fraturas, não tente tracionar o pé do paciente, o rx é tirado do jeito que ele chega, não devemos forçar nada e isso vale para qualquer posicionamento no caso de fraturas.

Um comentário:

Somente membros desse Blog podem comentar. Se quiser deixar um comentário, clique em Participar deste blog do lado direito e faça login. Deixe comentários positivos que possam ajudar os estudantes que chegam até aqui, se acha que está faltando algo, colabore, e complete a informação. CRÍTICAS NÃO SERÃO ACEITAS! Esse espaço foi desenvolvido somente para estudo e compartilhar informações para os iniciantes.