Leu? Então dá um joinha.

18/07/2009

FISICA DA RADIOLOGIA


FISICA APLICADA

RADIOLOGIA - É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS PROPRIEDADES DOS RAIOS E SUAS APLICAÇÕES.

RADIAÇÃO - É TODA FORMA DE ENERGIA QUE SE PROPAGA DE UM PONTO A OUTRO SOB A FORMA DE PARTÍCULAS OU ONDAS ELETROMAGNÉTICAS, COM OU SEM CARGA ELÉTRICA.

EXISTEM DOIS TIPOS DE RADIAÇÃO:

1)RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS (
NÃO POSSUEM MASSA)
2) RADIAÇÕES CORPUSCULARES (POSSUEM MASSA)

ELETROMAGNÉTICAS- SÃO FORMADAS POR CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS, PODEM SE PROPAGAR ATÉ MESMO NO VÁCUO EM UMA VELOCIDADE DE 300 MIL KM/S(VELOCIDADE DA LUZ). AS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS TEM POR CARACTERÍSTICA O COMPRIMENTO DE ONDAS EXTREMAMENTE CURTAS.

EXEMPLO: LUZ VISIVEL, MICROONDAS, ULTRAVIOLETA, TELEVISÃO, RÁDIO, CELULAR, RAIOS X, INFRAVERMELHO, RAIOS GAMA(COMPRIMENTO DE ONDAS EXTREMAMENTE CURTO)

RAIOS X - ONDAS ELETROMAGNÉTICAS DE COMPLIMENTO EXTREMAMENTE CURTAS.


FÍSICA NUCLEAR


O ÁTOMO É CONSTITUÍDO DE UM NÚCLEO BASTANTE PEQUENO, ONDE ESTÁ CONCENTRADA A MAIOR PARTE DA MASSA DO ÁTOMO.
O NUCLEO ATÔMICO É FORMADO DE DOIS COMPONENTES BÁSICOS :

OS PRÓTONS QUE POSSUEM CARGA ELÉTRICA POSITIVA E OS NEUTRONS QUE NÃO POSSUEM CARGA ELÉTRICA, SENDO PORTANTO NEUTROS. COMO O ÁTOMO É ELETRICAMENTE NEUTRO, O NUMERO DE PRÓTONS DO NÚCLEO É IGUAL AOS NUMERO DE ELETRONS QUE GIRAM EM TORNO DO NÚCLEO.


FISICA DAS RADIAÇAO


NUM SENTIDO AMPLO, RADIAÇÃO É AQUILO QUE IRRADIA(SAI EM RAIOS) DE ALGUM LUGAR. EM FISICA O TERMO SE REFERE A PARTICULAS E CAMPOS QUE SE PROPAGAM NO ESPAÇO.


RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO- IONIZANTE


ACONTECE QUE A ENERGIA DA RADIAÇÃO INCIDENTE SOBRE UM MATERIAL É SUFICIENTE PARA ARRANCAR ELETRONS DOS SEUS ÁTOMOS: EX(RAIOS ALFA,GAMA E RAIOS X).
OUTRO PROCESSO REALCIONADO COM A IONIZALÇAO É A EXCITAÇÃO QUE SE PRODUZ QUANDO A ENERGIA CEDIDA AO ELETRON É SUFICIENTE PARA ARRANCA-LO DO ÁTOMO, MAS SUFICIENTE PARA QUE ELE ADQUIRA UMA ENERGIA MAIOR DENTRO DO ÁTOMO.

A RADIAÇÃO É DITA NÃO IONIZANTE QUANDO SUA ENERGIA NÃO É SUFICIENTE PARA ARRANCAR ELETRONS DO ÁTOMO.(ONDAS DE RÁDIO, MICRROONDAS, INFRAVERMELHO, LUZ NATURAL)


PRINCIPAIS TIPOS DE RADIAÇÃO E CARACTERÍSTICAS


ALFA - 2 PROTONS E 2 NEUTRONS
CARGA POSITIVA
POUCA PENETRAÇÃO, FACILMENTE BLINDADA
MAIOR PODER DE IONIZAÇÃO

BETA - PARTÍCULA DE CARGA NEGATIVA
MENOS PODER DE IONIZAÇÃO DO QUE O ALFA
MAIOR PENETRAÇÃO DO QUE ALFA

GAMA- NÃO APRESENTA CARGA ELETRICA
COMPRIMENTO DE ONDAS É MENOS DO QUE OS RAIOS X, SENDO MAIS PENETRANTE.
UTILIZADO NA ÁREA INDUSTRIAL

INFRAVERMELHO - TIPO DE ONDA ELETROMAGNÉTICA INVISÍVEL
TRATAMENTO DE DOENÇA DE PELE E MÚSCULOS
UTILIZADA NA ASTRONOMIA PARA VISUALIZAÇÃO DE ESTRELAS.

ULTRAVIOLETA - PRODUZIDA POR DESCARGAS ELÉTRICAS.
APLICADAS EM LÂMPADAS GERMICIDAS, DOENÇAS DE PELE E ENRIQUECIMENTO COM VITAMINA D.

RAIOS X- CAPAZES DE ATRAVESSAR O CORPO HUMANO.
UTILIZADOS EM DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS.


PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DOS RAIOS

  • CAUSAM FLUORÊNCIA EM CERTOS GASES.
  • POR CAUSA DO SEU COMPRIMENTO DE ONDAS EXTREMAMENTE CURTO, ELES SÃO CAPAZES DE PENETRAS MATERIAS.
  • ASSIM COMO A LUZ, PODEM PRODUZIR IMAGEM EM UM FILME FOTOGRÁFICO.
  • É UM TIPO DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA.
  • PROVOCAM QUEIMADURA NA PELE HUMANA QUANDO ESTA É EXPOSTA A ALTAS DOSES.
COMO SÃO GERADOS OS RAIOS X


QUANDO ELETRONS DE ALTA VELOCIDADE SE CHOCOAM COM O POLO POSITIVO DA AMPOLA DE RAIOS X(ANODO), TRANSFORMANDO PARTE DE SUA ENERGIA CINÉTICA EM ENERGIA ELETROMAGNÉTICAS. ISTO OCORRE QUANDO APLICAMOS UMA DIFERENÇA DE POTENCIAL ENTRE O FILAMENTO NEGATIVO QUE É O CATODO EM UM ANTEPARO OU ALVO POSITIVO(ANODO), OS ELETRONS SÃO REPELIDOS DO FILAMENTO E ATRAÍDOS PARA O ALVO ONDE OCORRE SUA DESACELERAÇÃO BRUSCA. QUANDO ESSES ELETRONS SÃO DESACELERADOS HAVERÁ PRODUÇÃO DE RAIOS X E CALOR. A PRODUÇÃO DE CALOR É PREDOMINANTE, REPRESENTANDO 99% DA ENERGIA CINÉTICA DOS ELETRONS E APENAS 1% RAIOS X.


EXISTEM DUAS FORMAS DE RAIOS-X, DEPENDENDO DA INTEREÇÃO ELETRON-ALVO:
  • RAIOS X DE FRENAGEM(BREMSSTRAHLUNG)
  • RAIOS X CARACTERÍSTICOS
RAIOS X DE FRENAGEM - O PROCESSO ENVOLVE UM ELETRON PASSANDO BEM PRÓXIMO A UM NUCLEO DO MATERIAL DO ALVO. A ATRAÇÃO ENTRE O ELETRON CARREGADO NEGATIVAMENTE E O NÚCLEO POSITIVO FAZ COM QUE O ELETRON SEJA DESVIADO DE SUA TRAJETÓRIA PERDENDO PARTE DE SUA ENERGIA. NESSE MOMENTO POR CONSERVAÇÃO DE ENERGIA, OCORRE A LIBERAÇÃO DA RADIAÇÃO, PQ PARTE DA ENERGIA DO ELETRON, QUE ERA DE MOVIMENTO, FOI TRANSFERIDA EM FORMA DE RADIAÇÃO NO MOMENTO DA FRENAGEM.
DEPENDENDO DA DISTÂNCIA ENTRE TRAJETÓRIA DO ELETRON INCIDENTE E O NUCLEO, O ELETRON PODE PERDER PARTE OU TODA SUA ENERGIA.

RAIOS X CARACTERISTICOS- ESSE PROCESSO SE DÁ QUANDO UM ELETRON AO PENETRAR NA ÓRBITA DE UM ÁTOMO, COLIDE COM UM ELETRON ORBITAL DE UMA CAMADA E O ARRANCA DE SUA ÓRBITA, DEIXANDO UM BURACO. OCORRENDO ISSO O ELETRON DE UMA CAMADA MAIS EXTERNA OCUPA O ESPAÇO DEIXADO NA CAMADA MAIS INTERNA. DURANTE A TRANSIÇÃO ESSE ELETRON LIBERA ENERGIA SOBRE FORMA DE RAIOS X, ISSO PQ O ELETRON SEDE ENERGIA PARA TRANSITAR DE UMA CAMADA MAIS EXTERNA P/ UMA MAIS INTERNA.


INTERAÇÃO DE RADIAÇÃO COM A MATÉRIA

EFEITO COMPTON - NO EFEITO COMPTON O FÓTON INCIDENTE É ESPALHADO POR UM ELETRON PERIFÉRICO, QUE RECEBE APENAS PARCIALMENTE A ENERGIA DO FÓTON INCIDENTE. O FOTON ESPALHADO TERÁ UMA ENERGIA MENOR E UMA DIREÇÃO DIFERENTE DO INCIDENTE.

EFEITO FOTOELÉTRICO OU ABSORÇÃO FOTO ELÉTRICA - NESSE PROCESSO O FOTON INTERAGE COM O ÁTOMO E DESAPARECE TOTALMENTE DEVIDO A TRANSFERÊNCIA TOTAL DE SUA ENERGIA, RESULTANDO DESTA INTERAÇÃO, A EXPULSÃO DE UM ELETRON.

TUBOS DE RAIOS X- TRATA-SE DE UM VIDRO DEVIDAMENTE LACRADO QUE EM SEU INTERIOR SE SUBMETE UM VÁCUO QUASE QUE ABSOLUTO, ONDE CONTÉM 2 ELETRODOS CARREGADOS ELETRICAMENTE, UM POSITIVO E OUTRO NEGATIVO, CHAMADOS DE CATODO(-) E ANODO(+).

CATODO - É O POLO NEGATIVO DO TUBO DE RX. DIVIDE-SE EM DUAS PARTES: FILAMENTO E CAPA FOCALIZADORA. O CATODO É CONSTITUIDO DE UM MATERIAL RESISTENTE AO CALOR E ÀS GRANDES VARIAÇÕES DE TEMPERATURA, ESSE MATERIAL É O TUNGSTÊNIO(W).

ANODO - É RESPONSAVEL POR RECEBER O IMPACTO DOS ELETRONS QUE SERÃO EJETADOS DO CATODO. ELE TB É CONSTITUÍDO DE TUNGSTÊNIO.

O ANODO PODE SER DE 2 TIPOS:
FIXO- SÃO AQUELES QUE SE MANTEM FIXOS OU ESTATICOS DURANTE A PRODUÇÃO DE RAIOS X. SÃO UTILIZADOS EM APARELHOS PORTÁTEIS E ODONTOLÓGICOS.
ANODOS GIRATÓRIOS - SÃO COMPONENTES MAIS COMPLEXOS E SUA APLICAÇÃO É FEITA EM APARELHOS DE TOMOGRAFIA EQUIPAMENTOS FIXOS DE RADIOLOGIA.



RADIAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA

PRIMÁRIA- É A RADIAÇÃO QUE SAI DIRETAMENTE DA AMPOLA DE RAIOS X E ATINGE O PACIENTE. (Não fique na direção de um feixe primário, ele é projetado em linha reta a partir do foco)

SECUNDÁRIA- É RESULTANTE DAS INTERAÇÕES DOS FATORES PRIMÁRIOS COM O PACIENTE. (isto é, Quando o feixe de radiação primária interage com um material qualquer (corpo do paciente, mesa, piso, etc.) a radiação é espalhada em todas as direções se constituindo no que chamamos radiação secundária)

obs:
Embora a intensidade e a energia das radiações sejam muito menores que as do feixe primário, sua influência na dose é importante e ela deve ser evitada. Por esse motivo, não deve ser permitida a presença de pessoas na sala, além do paciente, e o operador deve dispor de um biombo para sua proteção durante a irradiação.

SAIBA MAIS AQUI

livros de radiologia, fisiologia e anatomia (clique aqui)

9 comentários:

Carla disse...

espero estar ajudando aos estudantes iniciante de radiologia a ter um bom conteúdo de estudo e aceito novas sugestões.

honorio.neto disse...

Carla, muito obrigado, ajudou muito mesmo, em uma explicação com tanta clareza, vou estudar por este Magnífico site, gostaría da tua autorização p/ fazer divulgação no site q estou criando, muita Lúz, Paz, fraternidade e Prosperidade, fique com DEUS.

Anônimo disse...

Gosto muito das publicações, pois sempre me elucidam dúvidas. Abraços

Carla disse...

honorio vc tem minha autorização.

Ana Claudia disse...

Foi muito bom encontrar um material conciso sobre a fisica da radiologia como este,ajudou bastante nos meus estudos de biofísica no curso de enfermagem em que estudo na Uneb-Ba

Carla disse...

obrigada Ana, seja bem vinda.

Jovens segundo o coração de Deus disse...

Amei a postagem pois minha aula vai ser essa no meu curso de radiologia....

Juliana disse...

Eu adorei esse texto.Quem fez esse texto está de parabéns.

popo disse...

po esclareceu algumas duvidas que ficou na hora de estudar sozinho.mmto bom msm
sugestao:potar sobre anatomia.desde ja agradeço