28 de set. de 2012

ANATOMIA DO TORAX


O tórax é constituído: posteriormente pelas 12 vértebras torácicas, anteriormente pelo osso do esterno, lateralmente por 12 pares de costelas.
As costelas se dirigem para baixo e para frente, e formam um ângulo posterior que diminuir conforme for abaixando a costela, sendo a sétima costela a mais longa. A cabeça das costelas articulam-se posteriormente com as hemifacetas dos corpos vertebrais torácicos numericamente igual. A primeira, a décima, a décima primeira e a décima segunda costelas são atípicas, e articulam-se com apenas um corpo vertebral.
Anteriormente as primeiras sete costelas articulam-se com o esterno através de cartilagens costais, sendo chamadas de costelas verdadeiras. A cartilagem costal da primeira costela esta unida diretamente ao esterno, formando uma sincondrose(União por meio de cartilagem hialina. É a forma temporária de articulação.), enquanto que as outras seis costelas formam articulações sinoviais com o esterno. A oitava, nona e décima costelas articulam-se a cartilagem costal da costela superior, e são chamadas de costelas falsas.
As duas últimas costelas são livres e cobertas por cartilagem costal, e são denominadas costelas flutuantes.



O ESTERNO

È um osso plano, chato e impar . Articula-se com a clavícula e com as cartilagens das 7 primeiras costelas. È constituido por 3 partes:manúbio, corpo, processo xifóide.

torax

MANÚBIO


Têm o formato de um trapézio.
Possui: Uma face anterior, que também pode ser chamada de face externa, ou face peitoral. Essa face é lisa e levemente convexa.
Uma face posterior que também pode ser chamada de face interna ou pleural. Ela é côncava e lisa. Possui também uma borda superior onde encontramos a Incisura Jugular ou Incisuras jugulares .
Duas bordas laterais, onde cada borda possui uma incisura para articulação da 1ª costela e outra incisura para a articulação da metade da 2º costela.
Uma borda inferior que se articula com o corpo. Essa articulação é chamada de sínfise manúbioesternal e forma um ângulo, o Ângulo esternal ou Ângulo de Louis.

osso do esterno é dividido em 3 partes

PROCESSO XIFÓIDE
Processo xifóide é o apêndice ou cartilagem que forma a extremidade inferior do esterno. Nele inserem-se vários músculos do abdómen, e pode ser partido, e em alguns casos causar danos, via perfurações. As variações morfológicas são herdadas pela genética familiar, podendo ser usado como instrumento de identificação de restos mortais não-reclamados ou sem vinculação de origem. E na maioria das situações as diferentes morfologias não geram risco de saúde, sendo apenas diferenças estéticas entre os indivíduos.

O  PROCESSO XIFÓIDE É FINO E ALONGADO E O MENOR OSSO DO ESTERNO, ALGUMAS VEZES ESSA QUESTÃO PODE CAIR EM PROVA.





Um comentário:

DENILDE disse...

MUITO BOM ESSE CONTEÚDO,EXCELENTE!!!!!!!

Incidência de Pelve AP (Bacia)

Paciente em DD (sempre) e braços sobre o tórax, de forma confortável, com o plano mediossagital sobre a LCM, membros inferiores estend...