6 de out. de 2012

Radiologia não é brincadeira

O blog não é só estudo, é também diversão. Então que tal, brincarmos de estudar??? rsrs, irônico né? Mas é verdade pessoal, se quiser ser o melhor numa área tão escassa e concorrida até sua brincadeira tem que virar estudo. A radiologia é uma profissão séria!

Errar é humano? Sim, mas o excesso de erro significa radiação desnecessária no paciente! Portanto pense nisso e procure acertar mais do que errar!

Errar nessa profissão significa:


Desperdício de filme
Radiação desnecessária
Perca de tempo
Filas do lado de fora da sala aumentando
Pacientes impacientes.

Se estiver trabalhando ou estagiando numa rede particular pode significar:

Médicos impacientes( já vi técnico passando vergonha quando o próprio Médico ortopedista entra na sala e ele mesmo posiciona o paciente, após receber a radiografia do mesmo)
Radiação desnecessária
Perca de tempo
Filas no corredor aumentando
Pacientes revoltados ( afinal estão pagando e acham que não tem que esperar 1 minuto)

Bom se esqueci de listar mais alguma coisa, comentem logo abaixo( lembrando que para comentar você tem que ser um membro do blog, portanto clique em Participar(seguir) o site e faça login).

Enfim a questão do erro fica pior quando vamos tirar radiografia no leito ( o pior pesadelo de futuros técnicos), aliás muitos desistem nessa etapa. Oras pq? Porque se você acha aquilo tudo um pedaço do Vietnã e foi bem difícil de tirar o raio x com aquele paciente quase terminal que não te ajuda em nada e pesando 100k, com fios para todo lado, e ainda conta com a ajuda daquele enfermeiro mal criado que te ajudou a levantar aquele peso com toda insatisfação do mundo, imagina ter que repetir?

Aliás a enfermagem Ama o técnico de radiologia, quando você atravessar aquela porta da CTI ele te olha como se fosse um fuzil, pronto pra te matar. Afinal ele acabou de dar banhozinho no paciente, botou talquinho no neném, e posicionou perfeitamente o paciente no leito devidamente coberto e arrumadinho. Ai vem você todo decidido e olha só quem você vai fazer o exame? Então você descobre o paciente, abaixa a maca, coloca os fios de lado, e por mais que você tente deixar direitinho depois, nunca vai ficar tão caprichado como os enfermeiros fazem. É por isso que eles tem amam!!

Pior ainda é tirar radiografia numa sala cirúrgica. E ai quem se habilita?? Eu me lembro bem minha primeira vez numa sala cirúrgica (velhice DETECTED). Tive que trocar de roupa, proteção para os tênis, touca, luvas, máscara, me senti o ET de Varginha. E o técnico me encarando firme e dizendo: NÃO TOQUE NEM ESBARRE EM NADA! (medo).  Imaginem uma pessoa desastrada por natureza ouvindo algo assim? Me deu vontade de correr.

Foi a primeira vez que vi um fêmur ao vivo e a cores. O osso como ele é, sem as ilustrações dos livros, sem as xerox, o que pra muitos seria uma visão dos infernos, para mim foi o Climax( atenção não sou carniceiro).

Cada dia para o estagiário é uma caixa de surpresa, mesmo que se faça as mesmas incidências todo santo dia, as pessoas são sempre diferentes e a sua visão delas pode variar dependendo do seu humor, que aliás para lidar com pessoas nesse ambiente tem que ser o melhor possível todos os dias.

Companheiro do técnico/estagiário que vive estacionado num corredor de hospital /clinica
E ai já pilotou um desses???

Respire fundo, agora prenda a respiração, pronto Senhor já pode respirar. (famosa frase que vai te acompanhar até sua aposentadoria)



ENTÃO VOCÊ AINDA QUER BRINCAR?

SIM??

VAMOS LÁ ENTÃO:

ESSA É A BRINCADEIRA DO RESPONDER SÓ SE SOUBER( PODE RESPONDER NA PARTE DOS COMENTÁRIOS)









































1- A LIMPEZA DOS ÉCRANS DEVE SER FEITA COM:

a)ÁGUA E ÁLCOOL
B)AGUÁ E ÉTER
C)ALGODÃO EMBEBIDO COM ÁGUA E DETERGENTE
D)ALGODÃO COM ÁGUA E SABÃO DE COCO

2- NO FILME RADIOGRÁFICO, O ARTEFATO QUE SE APRESENTA EM FORMATO SEMELHANTE AO DE UMA ÁRVORE, É PRODUZIDA POR:
A)FIXADOR SATURADO
B)SUJEIRA NOS ROLOS DA PROCESSADORA
C)REVELADOR SATURADO
D)ELETRICIDADE ESTÁTICA

3- QUAL O DISPOSITIVO QUE INTENSIFICA A RADIAÇÃO?
A)DIAFRAGMA B)ECRAN C)COLGADURA D)GRADE

4- CITE AS INCIDÊNCIAS DO CALCÂNEO:

5- DESCREVA A INCIDÊNCIA LATERAL DE MÃO É PARA QUE ELA É UTILIZADA?

6- QUAL A ROTINA PARA ABDOMEM AGUDO?

Se vocÊ não soube responder a alguma delas, tá na hora de CLICAR AQUI

4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde!
Achei muito interessante seu artigo, sou Técnico em Radiologia Médica e concordo com tudo que foi falado.
Radiologia realmente não é brincadeira.
Em primeiro lugar, temos que ter amor pela profissão.

csrad disse...

Além do mal que seu causa ao paciente ...tem o problema de irradiação da própria equipe com a repetição, desgaste da ampola , além da perda do filme temos perda do químico na revelação

Unknown disse...

Qual a identificação do autor desse blog?

[GM]Nukertube™ disse...

Amei o blog

Incidência de Pelve AP (Bacia)

Paciente em DD (sempre) e braços sobre o tórax, de forma confortável, com o plano mediossagital sobre a LCM, membros inferiores estend...