![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3Ax-ymtBTocf7sD7k728gL-snyThUsTJ0FoGQNCKaF2qvXmNg3bnepuZVVOxnucGLvogFNIl_dH24WqhpNM8EiOrLdEkfQmQWIk_PkilJZmVtkmuKiclZKQhm3pbINZgTAHvvTN1TSjI/s400/calcaneo+axil.bmp)
Paciente em Decubito dorsal ou sentado sobre a mesa, de forma confortável e com o membro totalmente estendido.
Centralizar e alinhar a articulação do tornozelo para que não haja rotação no calcâneo.
Tem técnicos que pedem o paciente tracionar o pé com uma fita afixada ou atadura(passa-se a fita em volta do pé e puxa ela com as mãos para manter a planta do pé perpendicular ao chassi), nunca precisei disso, peço para o paciente tracionar o pé, colocando o pé dele na posição que quero e peço para não mexer, sempre funcionou assim comigo, nunca tive problemas. Mas para quem tiver dificuldades, o próprio Bontrager demostra essa técnica da atadura no seu livro.
RC entrando com uma angulação de 40° cranial incidindo na base do 3° metatarso.
Ch 18 x 24 divido tranversalmente, sem buck
PatologiAS: FRATURAS OU PATOLOGIAS COM DESLOCAMENTO MEDIAL OU LATERAL PODEM SER OBSERVADAS.
Estruturas mostradas: o calcaneo inteiro deve ser visualizado, desde a tuberosidade,posteriormente, até a articulação talocalcanea.
o posicionamento do calcaneo é uma das incidências que mais gosto de fazer, sempre muito fácil e sem problemas. Mas advirto que se o paciente estiver com fraturas, não tente tracionar o pé do paciente, o rx é tirado do jeito que ele chega, não devemos forçar nada e isso vale para qualquer posicionamento no caso de fraturas.
Um comentário:
seria JEITO, e não GEITO
Postar um comentário